software-sob-demanda.jpg

Quais os diferenciais de um Software Sob Demanda?

Gerir uma empresa é uma atividade complexa que envolve diversas esferas diferentes: pessoas, dados, objetivos, planejamento, processos, enfim, são inúmeras informações que o gestor deve se atentar para tomar decisões inteligentes e que proporcionem resultados excepcionais. O cenário que encontramos hoje no mercado é de uma infinidade de ferramentas que podem te auxiliar e otimizar essa tarefa, incluindo softwares para gestão, tanto prontos como sob demanda.

Software Pronto

O software pronto, ou também chamado de software de prateleira, é um produto com funcionalidades “fechadas” vendido em larga escala. Isto é, você como gestor provavelmente terá de procurar mais de um software para contemplar suas necessidades, e torcer para que tenham integração entre si.

Software Sob Demanda

Caso você queira otimizar a gestão ao máximo, um software sob demanda é uma escolha que deve ser levada em consideração. Isso porque ele proporciona os diferenciais descritos abaixo:

Funcionalidades sob medida

Cada empresa possui seus processos e um software que entenda e seja feito para tal processo é uma vantagem competitiva, pois ao invés de a empresa se adaptar ao software, o software que irá se adaptar a empresa. O resultado? Aumento de produtividade!

Integrações

Alguns softwares de prateleira apresentam possibilidades de integrações, porém, com um software sob demanda você garante a disponibilização das integrações necessárias já no desenvolvimento do projeto.

Conectividade entre o software e áreas da empresa

Uma empresa é composta por áreas que estão conectadas uma com as outras, porém, que possuem suas particularidades. Logo, Marketing deve estar conectado com o Financeiro, entretanto, eles devem ter autonomia para tomar as decisões táticas da área (tendo consciência que, essa decisão influencia em outra área), por isso, em um software sob demanda você consegue fazer essas áreas conversarem por meio das funcionalidades do software.

Investimento a longo prazo

Os softwares fechados tem em sua grande parte preços fechados (e formas de pagamento pela compra de licença ou mensalidades) e como não proporcionam personalização em suas funcionalidades para o cliente, possuem um custo menor, se pensado no curto prazo. Já o software sob demanda exige um maior investimento inicial, mas em um cenário de longo prazo, acaba saindo mais barato. Não se engane com o “barato que sai caro”.

Tomada de decisão

Um importante papel do gestor definir uma escolha dentre várias para ser seguida na organização. Essa escolha irá impactar no dia a dia da empresa e nos resultados. O embasamento para essa decisão é essencial: um software que representa a empresa como partes conectadas e dependentes, e disponibiliza dados atualizados e reais, pode te ajudar na decisão.


Quer saber mais sobre o desenvolvimento de software sob demanda? Escrevemos um post falando sobre porque você deve ter um sistema sob demanda na sua empresa.

Quais os diferenciais de um Software Sob Demanda?
Compartilhar este post

Comentários