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Inovação em organizações: por que você deve pensar no assunto?

Quando falamos de inovação em organizações, muitas pessoas tem uma visão distorcida que é ter uma ideia genial ou criar algo totalmente novo, mas não é bem assim. Inovação, na verdade, é a postura de estar sempre buscando soluções diferentes para problemas ou necessidades, tanto da sua organização, quanto do seu cliente. O principal resultado? Vantagem competitiva ao seu negócio!

Agora, trabalhar com inovação em organizações com certeza é complexo e custoso, né? Não é bem assim. Claro que não é simples, e necessitará os esforços da equipe, mas com o cenário atual de crises e incertezas, estimular essa postura se faz essencial!

2 tipos de Inovação

Depois de tomar a decisão de inovar, é necessário ver qual tipo de inovação que melhor se encaixa no momento. Existem duas frentes principais: a primeira é chamada de Inovação Disruptiva, que consiste em construir algo do zero. Isto é, você vai elaborar uma solução totalmente nova, geralmente necessitando de maior investimento.

Caso uma solução disruptiva não seja interessante, pode-se optar pela Inovação Incremental. A inovação incremental é mais sutil, pois tem o objetivo de melhorar ou otimizar um processo ou produto/serviço que já existe.

Para ficar mais claro, pode-se usar como exemplo o iPhone: quando lançado, foi considerado uma inovação disruptiva, porém, a cada atualização do smartphone, são feitas inovações incrementais, mudando certas funcionalidades ou trazendo algumas novas, mas sempre em cima de um sistema já existente.

Inovação dentro das empresas

Com a ascensão das Startups, que trabalham muito com inovação, as empresas mais tradicionais também passaram a ver a importância desse assunto estar presente em seu planejamento estratégico. São alguns pontos que podem ser trabalhados:

Gestão

A gestão empresarial é uma grande aliada na busca de resultados para sua empresa. Pensar na sua organização como um sistema, ver todos as áreas conectadas e identificar como influenciam uma nas outras é um diferencial para atingir seus objetivos.

Para tal, é de grande importância que se analise os gargalos da sua organização, e aqui, a inovação aliada com a tecnologia pode ser o turning point que você precisa.

A mercado oferece diversas opções para cada área da organização, inclusive, nesse post trazemos alguns sistemas que podem auxiliar.

Além disso, a análise dos seus resultados podem gerar insights para inovação na sua gestão. Combinados com softwares para análise, as chamadas ferramentas de Business Intelligence, vão te auxiliar nessa demanda.

Mas agora, se você quer aproveitar ao máximo a sua gestão e suas informações, a criação de um sistema sob demanda para sua empresa vai armazenar as informações que você precisa e você poderá visualizar na forma que for mais conveniente, auxiliando na tomada de decisões, além de diversos benefícios que você pode conferir nesse post.

Cultura da Inovação nos colaboradores 

O primeiro fator para conseguir criar uma cultura de inovação é instigar essa cultura nos colaboradores, e para isso, seu colaborador tem que entender muito bem o que é inovação e ter talento e ser curioso para fazer algo diferente. E o gestor, tem que dar autonomia, espaço e confiança para que ele possa inovar.

Contrate as pessoas certas e boas, que entendam e acreditam no seu negócio, que sejam curiosos e tenham responsabilidade com seus objetivos e metas. Dê as ferramentas e o tempo necessário para que trabalhem nisso, e deixe a mágica acontecer!

Vai gerar motivação para seus colaboradores e mais resultados para sua empresa.

Cliente

Quem é a pessoa que melhor conhece as necessidades do seu cliente? Ele mesmo! Muitas vezes as empresas focam tanto em melhorias contínuas mas esquecem de ouvir quem importa: o seu cliente. Por isso, feedbacks constantes são essenciais para que se crie uma relação de confiança e para que o seu produto esteja se encaixando com as expectativas e necessidades do consumidor. Um bônus: essa relação próxima gera também a fidelização!

Por isso, invista em uma área de pós-venda ou customer success, pois elas podem trazer insumos para uma inovação mais assertiva.


Depois desse post, já sabe por onde vai começar a inovar na sua empresa? Conte nos comentários! E claro, se você acha que a Shift Code pode te ajudar de alguma forma, entre em contato.

Inovação em organizações: por que você deve pensar no assunto?
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