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Otimização SEO: conheça os principais fatores de rankeamento do Google

Você, com certeza, já fez uma pesquisa no Google e, assim como diversas outras pessoas, não precisou avançar muito mais do que três páginas de resultados para encontrar o que procurava. Esse posicionamento dentro do buscador é essencial para que o seu negócio seja visto e a otimização SEO visa gerar melhores resultados.

Para conseguir um bom ranqueamento orgânico dentro do Google é necessário ficar atento a uma série de boas práticas. Elas, além de melhorar o seu posicionamento nos buscadores online, contribuem para o desenvolvimento de materiais de qualidade e acessível para as pessoas que pesquisam na internet.

Nos próximos parágrafos vamos explicar cinco dos principais fatores de ranqueamento do Google. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos e melhorar a sua otimização SEO.

Backlinks

Utilizar links em seus artigos é uma forma de melhorar o seu ranqueamento, pois o Google entende que cada link é uma indicação de que existe um conteúdo de qualidade — assim, linkar e ser linkado são fatores importantes para o motor de busca.

Mas não ache que basta encher o artigo de links para atender as exigências do buscador. É imprescindível informar links de qualidade, que possam agregar ainda mais valor ao seu artigo e, consequentemente, para o usuário.

Conteúdo

O Google, desde o início das suas operações, tem uma preocupação com a qualidade do conteúdo que é entregue aos seus usuários. Não à toa a empresa vem refinando e melhorando o seu algoritmo para recompensar aquelas páginas que entregam materiais relevantes para as pessoas.

Dessa forma, a densidade de palavras-chave vem sendo substituída por maior concentração na importância dos conteúdos publicados. Um processo que gera valor para os internautas. Por isso é importante investir na criação de materiais de qualidade, com publicação recorrente e que sejam atrativos para as pessoas.

Experiência do usuário

Assim como vimos no tópico anterior, a experiência do usuário é levada bastante a sério pelo Google. E isso não vale apenas para o conteúdo produzido pelos sites, mas também para uma série de aspectos técnicos que influenciam diretamente na satisfação do internauta.

Sites e blogs responsivos (aqueles adaptados para todos os tipos de telas — computadores, notebooks, smartphones e tablets), com tempo de carregamento rápido e que contam com arquitetura de informação simplificada tendem a ter um resultado melhor no ranqueamento.

RankBrain

Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelo Google com o objetivo de interpretar as pesquisas realizadas por usuário e, assim, entregar para eles uma lista de resultados que seja realmente útil para ele. Essa nova funcionalidade colocou em xeque o uso excessivo de palavras-chave e a publicação de conteúdos de baixa qualidade.

Dessa forma, para alcançar melhores posições dentro do buscador, é necessário escolher corretamente as palavras-chave a serem usadas — e sem abusar delas — assim como desenvolver conteúdos relevantes e atrativos. Já que o RankBrain não é focado apenas na relevância do material, mas também no atendimento da expectativa do usuário.

Latent Semantic Indexing (LSI)

É um sistema usado pelo algoritmo do Google que rastreia as palavras e frase mais exploradas no conteúdo de uma página na internet. Com isso, consegue classifica-las como palavras-chave principais.O LSI também analisa e busca por sinônimos relacionados com o título da página online.

Assim, se a sua página tiver, por exemplo, sinônimos a termos usados no título, o motor de busca reconhecerá que o texto trata do tema apresentado no título e, assim, o ranqueará melhor. O LSI busca entender a temática do texto para assegurar que o usuário terá acesso ao que realmente procura.

 

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