texto-35.png

Entenda o que é AMP e como otimizar a velocidade do seu site

Segundo uma pesquisa do Instituto Provokers, encomendada pela Google, 53% dos usuários que entrarem em um site pelo smartphone fecharão a página antes que ela seja carregada se demorar mais de 3 segundos para isso. Sim, os clientes estão a cada dia mais exigentes, e para acompanhar essa demanda não basta que o site seja amigável e responsivo.

Para resolver, principalmente, essa questão da velocidade, a Google começou a incentivar o uso da AMP, exibindo de forma diferenciada essas páginas nos resultados de busca. Se a sua empresa ainda não se adequou, é preciso correr.

Neste post, vamos esclarecer o que é AMP e como é a estrutura para realizar a otimização dos sites nos dispositivos móveis.

O que é AMP?

AMP é um acrônimo para Accelerated Mobile Pages (acelerador de páginas móveis). É uma estrutura open source com versão simplificada para web móvel, executada em uma versão reinventada da antiga HTML.

São vários protocolos que você pode usar para reestruturar o seu site e facilitar a carga e a exibição nos smartphones e tablets.

Pode parecer uma simples versão para otimização de sites, mas os AMPs têm um conceito diferente. A ideia principal é proporcionar aos clientes a exibição de conteúdo instantâneo usando conteúdo estático com rápida renderização.

E a Google está promovendo melhor ranqueamento para os sites que contemplarem o AMP, como a exibição em carrossel. Essa funcionalidade é exibida no topo das páginas de resultados de pesquisa e aparece em forma de imagens e textos curtos, com rolagem horizontal.

Como montar páginas otimizadas para AMP?

O acelerador de páginas tem uma estrutura exclusiva, sendo composta por três partes diferentes:

AMP HTML

O AMP HTML é um subconjunto de funções e marcações personalizadas para o projeto AMP. Uma ampliação da HTML básica, com desempenho confiável e várias extensões para o conteúdo.

Além do código diferenciado, para criar essa estrutura é necessário duplicar as páginas já existentes para um novo endereço físico contendo no final: /amp.

AMP JS

É uma biblioteca JavaScript que possibilita a renderização rápida das páginas HTML AMP. Com esse JS é possível desenvolver melhores performances para AMP, ajudando a gerenciar o carregamento de recursos e oferecendo tags personalizadas que permitem a renderização rápida.

Um dos maiores fatores de otimização é que tudo vem de forma assíncrona a partir de recursos externos para que nada seja bloqueado no momento da renderização.

Os layouts são pré-calculados antes de serem carregados na página, e os seletores CSS que contiverem mais de 50 K ou forem lentos serão desativados. Por causa dessa desativação, é necessário rever e simplificar as CSS das páginas quando forem exibidas nos dispositivos móveis.

AMP CDN ou Google AMP Cache

Essa estrutura é opcional, mas os sites estão utilizando cada dia mais esse recurso. As páginas HTML do AMP são buscadas e armazenadas em cache, melhorando a performance da página automaticamente. O uso do Google AMP Cache significa que todos os arquivos, documentos e imagens JS serão carregados usando HTTP 2.0.

Como é o processo de validação?

Existe também um sistema de validação incorporado que garante que a página será carregada. O processo registra qualquer erro de validação no console do navegador para que seja identificado corretamente o que as mudanças no código estão significando para a otimização da página e a UX (experiência do usuário).

O Brasil ainda está no começo dessa mudança, e muitas empresas estão se adequando a essa tendência. Além do forte apelo da Google para utilizar essa ferramenta, existem muitas vantagens ao utilizar o AMP, como rapidez, visibilidade, tempo de permanência no site e concorrência.

Utilizar AMPs é uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade da sua pesquisa, proporcionar aos visitantes melhor impressão da sua marca e, possivelmente, garantir mais conversões devido ao aumento de tráfego. Não perca tempo — faça a adequação em seu site ou contrate uma empresa especializada.

 

E aí? Gostou do assunto? Você ficou sabendo melhor sobre o que é AMP e, se quiser se aprofundar ainda mais e continuar por dentro das novidades, assine a nossa newsletter.

Entenda o que é AMP e como otimizar a velocidade do seu site
Compartilhar este post

Comentários