texto-13.jpg

Você sabe o que é uma fábrica de aplicativos? Descubra aqui!

A tecnologia mobile tem expandido cada vez mais a sua importância, tanto para o usuário comum quanto para o meio corporativo. Nesse cenário, o desenvolvimento de aplicativos para empresas desponta como um campo promissor para atuação de profissionais desenvolvedores.

Para atender a essa crescente demanda, surgem as agências (ou fábricas) especializadas em desenvolvimentos de apps. Você sabe o que é uma fábrica de aplicativos e como funcionam as etapas de criação dessas ferramentas?

Entre várias outras especialidades, desenvolvimento de software e web serão necessários a uma equipe de profissionais de uma agência especializada em aplicativos. Neste post falaremos um pouco mais a respeito. Acompanhe!

Conheça alguns profissionais por trás do desenvolvimento de um app

Web designer

Para zelar pela usabilidade e atratividade do seu aplicativo, uma fábrica de apps conta com esse profissional. Será ele quem vai desenhar o produto e esquematizar a interface com o usuário, dando forma aos botões, escolhendo as cores e as formas do app.

Como fazer um app é de certa forma semelhante ao desenvolvimento de sites, você encontrará também bons web designers desenvolvendo apps.

Analista de sistemas

Vai fazer o meio de campo entre o cliente e os desenvolvedores, assim, boa comunicação e negociação fazem parte das habilidades de um bom analista. Ele também repassa à equipe as especificações do projeto de acordo com as necessidades do cliente, além de ser um profissional com experiência em desenvolvimento de softwares.

Arquiteto de software

Definindo qual arquitetura será a mais adequada às especificidades do aplicativo, o arquiteto de software vai atuar na área programação, tendo grande responsabilidade no desenvolvimento do projeto em suas partes críticas.

Analista de testes

Trata-se de uma função importantíssima, pois somente o analista de testes poderá detectar bugs e vulnerabilidades, validando o trabalho realizado na etapa de codificação do projeto. Para a segurança do seu aplicativo, esse profissional é fundamental.

Gerente de projetos

Esse profissional coordena toda a equipe na fábrica de apps, acompanhando o processo de criação do aplicativo e designando as funções aos profissionais responsáveis.

Projetos menores ou menos complexos muitas vezes permitem equipes mais enxutas — há projetos tocados apenas pelo desenvolvedor e pelo designer.

Entenda as etapas de desenvolvimento de um app

Desenvolver apps é um processo que passa por algumas etapas, tais como:

Pesquisa

A pesquisa envolve a decisão da empresa em optar por um app em vez de qualquer outra solução web. Além disso, ela verifica a concorrência — se há casos de sucesso no desenvolvimento de apps nas outras empresas do mesmo ramo.

Outro ponto importante da pesquisa é a escolha das tecnologias e dos recursos que serão utilizados no projeto.

Criação

Essa é a fase da implementação das ideias e das descobertas da fase de pesquisa, bem como da programação do aplicativo e do desenvolvimento da interface com o usuário. Nessa etapa, desenvolvedores e designers vão criar as funcionalidades do app.

Testes

Um aplicativo, assim como qualquer outro software, terá muitas versões durante sua criação. Até chegar à versão final, o app passará por vários testes que simularão inúmeras situações de uso.

Dessa maneira, as correções podem ser implementadas pela equipe de desenvolvimento. Uma vez que o app seja lançado, ele passará por algumas atualizações que corrigirão os possíveis bugs identificados pelos usuários.

Como se vê, é importante ter uma empresa de confiança para desenvolver o app do seu negócio, pois uma ferramenta defeituosa certamente não contribui positivamente para a imagem da sua empresa, não é? Além de ser totalmente prejudicial para experiência do usuário.

Agora que você já sabe o que é uma fábrica de aplicativos, acesse o nosso site e saiba mais sobre os serviços que oferecemos!

Você sabe o que é uma fábrica de aplicativos? Descubra aqui!
Compartilhar este post

Comentários