texto-22.jpg

Por que os sites responsivos são tão importantes?

Você já deve ter se perguntado “o que é um site responsivo?” e “será que minha empresa precisa disso?”. Esse assunto é muito comentado hoje em dia, mas se você não entende como funciona o desenvolvimento de software e nem como isso vai ajudar a sua empresa, não se preocupe.

Depois de ler este post você ficará atualizado com essa tendência de sites responsivos e entenderá melhor por que você deveria considerar ter um para sua empresa. Boa leitura!

O que é um site responsivo?

Um site pode ser considerado responsivo quando seu layout muda conforme o tamanho da tela para se encaixar ao dispositivo do usuário, como PC, tablet ou smartphone. Dessa forma, um site que normalmente é visto na “horizontal” nas telas de computadores, será disposto na forma “vertical” nos celulares. Para isso, os botões e todo o conteúdo devem se reorganizar para caber na tela.

Imagine um site sem responsividade no qual o visitante precisa constantemente utilizar o recurso de zoom do celular para conseguir acessar links, botões e enxergar o conteúdo. Isso afeta negativamente a experiência do usuário com a empresa.

Algumas adaptações que podem ser feitas para tornar o site responsivo, além da alteração do layout, é em relação às ferramentas e espaçamento. É importante que as funções mais utilizadas fiquem em um acesso mais rápido do que as outras menos procuradas. Já o espaçamento entre links e botões precisa ser maior para que o dedo do visitante não toque em dois links ao mesmo tempo.

Por que está sendo tão utilizado?

Os mobiles vêm mudando a forma que a internet é acessada: eles facilitam a comunicação, geram grandes oportunidades de negócios – com a facilidade e rapidez que sua empresa pode ser encontrada. Além disso, facilitam o próprio acesso a internet, visto que você pode fazer isso de qualquer lugar.

O reflexo disso é em dados como esse: 51,92% dos acessos do ano de 2017 foram feitos por aparelhos mobile, afirma a StatCounter. Por isso os sites responsivos são tão comentados hoje em dia.

Qual a diferença entre site responsivo e mobile?

O site responsivo é feito de forma que se adapte a qualquer tamanho de tela. Já o mobile é desenhado para funcionar exclusivamente em alguns tipos de dispositivos.

Outra diferença é que enquanto o layout responsivo é um único site que se adapta, o site mobile é um segundo site, muitas vezes é um subdomínio do site principal. Ou seja, os arquivos HTML, imagens e scripts são outros.

A maior vantagem do site responsivo é fato de ser sempre o mesmo código, imagens e scripts para todos os tamanhos de tela. Um site mobile gera um trabalho em dobro no momento de atualizar conteúdo das páginas.

Por que sua empresa deveria ter um site responsivo?

Além da quantidade de pessoas que acessam sites pelo celular aumentar muito rapidamente, uma empresa que tem um site responsivo melhora a experiência do usuário, deixando-o mais confortável com a organização. Outro ponto importante é o fato de o design responsivo melhorar o SEO, ou seja, é mais fácil para o Google rastreá-lo.

Por fim, a responsividade consegue se adaptar a qualquer tamanho de tela, inclusive aos futuros dispositivos, não sendo necessário atualizá-lo a cada nova geração de smartphones.

Agora que você já sabe o que é um site responsivo, já dá para notar que toda empresa deve pensar em atualizar seu website para que se adapte a qualquer tamanho de tela. Isso não é um gasto para a organização, é um investimento! Se você não sabe como fazer isso, peça ajuda a empresas especializadas em desenvolvimento web.

 

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades de desenvolvimento de sites!

Por que os sites responsivos são tão importantes?
Compartilhar este post

Comentários