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Guia: primeiros passos para entender como funciona o Google Adwords

Investimentos em marketing digital são atualmente uma condição básica para o crescimento de qualquer empresa. No entanto, para saber no que investir em se tratando dessa área, é preciso conhecer bem suas principais ferramentas.

Pensando nisso, nesse artigo devemos explicar a você, leitor, o que é o Google Adwords. Preparado? Então nos acompanhe!

O que é o Adwords

Trata-se da melhor ferramenta de SEM (Search Engine Marketing) com a qual empresários e empreendedores podem alcançar melhores resultados no Google, investindo em palavras-chave relevantes para o público-alvo.

O Google Adwords é a plataforma de publicidade do gigante das buscas. Por meio dele, os anúncios das empresas aparecem para o usuário como links patrocinados no instante da realização de uma busca por um produto ou serviço no Google.

Esses anúncios aparecem de acordo com as palavras-chave digitadas pelo usuário, por isso, há sempre uma chance muito grande de que haja muitos cliques pois eles se tornam relevantes no instante em que respondem ao que o usuário está buscando.

Além dos links patrocinados que aparecem para o usuário em suas buscas pelo Google, há também outros formatos, como vídeos e banners. Esse material é exibido em sites parceiros do Google, inclusive o Youtube, que é o segundo maior buscador do mundo.

Por que ele é tão importante para empresas

O Adwords facilita a divulgação de produtos e serviços por meio de anúncios direcionados e segmentados. Outra grande vantagem é a possibilidade de medir os resultados obtidos com as campanhas.

Além disso, o Google é o maior mecanismo de buscas já há muito tempo, de tal forma que acabou se tornando para a maioria das pessoas sinônimo de busca na internet: quando uma dúvida surge, a primeira coisa que se faz é uma pesquisa no Google.

Como ele funciona, na prática

Resumidamente, o Adwords funciona segmentando seus anúncios de diversas formas, para que se atinja em cheio o seu target. Vejamos:

Segmentação por palavras-chave

Esse talvez seja o principal tipo de segmentação. Por meio dele, o Google exibirá os anúncios de acordo com as Keywords digitadas na barra de pesquisa pelo usuário.

O Google também pode acessar o histórico de buscas de cada usuário, dessa forma, exibe de acordo com essas informações os anúncios referentes aos assuntos pesquisados.

Por tópicos e canais

Essa opção permite que se escolha exibir anúncios apenas nos sites específicos que tenham a ver com o produto ou serviço anunciado. É possível, inclusive, saber quais os sites são mais acessados pelo público alvo de sua empresa e anunciar apenas neles.

Por Público-alvo

Essa opção permite anunciar para seu público-alvo até mesmo em sites que ele visite e que não tenha relação como seu produto.

Por local de exibição

Também é possível predeterminar os locais de exibição, por exemplo, apenas em blogs ou em sites comerciais.

Por idade, idioma e localização geográfica

A ferramenta permite a segmentação do público que será impactado pelos anúncios também por critérios de idioma utilizado na busca, idade do usuário e localização geográfica de onde realiza o acesso.

Por definição horários

A plataforma também possibilita programar os anúncios para aparecerem em horários e dias predeterminados, bem como definir a frequência de exibição.

Por dispositivos

Outra possibilidade de segmentação de público é pelo dispositivo usado para o acesso (smartphone, notebook, etc). Você pode escolher todos os dispositivos ou apenas algum em especial.

Então, leitor, esperamos que essas informações tenham sido um bom guia inicial para você entender o que é o Google Adwords. Para ter acesso a mais posts como este, siga nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Google+ e no Instagram.

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