escopofechado.jpg

Por que escolher o escopo aberto para o desenvolvimento do seu software?

No momento de firmar o compromisso com a empresa que você escolheu para desenvolver o seu software, pode-se usar duas opções para o seu contrato: o escopo aberto ou fechado.

Aqui na Shift Code, utilizamos o escopo aberto por ser mais vantajoso tanto pro cliente quanto para nós.

O que é um escopo?

Vamos começar conceituando o que é um escopo, que é a parte do planejamento que determina uma lista de objetivos específicos, entregas, tarefas, funcionalidades, entre outros, do seu projeto. Isto é, ele delimita o que seu projeto vai ser.

O escopo fechado significa que o projeto terá um preço total estabelecido, prazo final fixado e todas as etapas do desenvolvimento definidas. Então, o escopo fechado é inflexível. Tendo uma visão míope sobre essa opção, pode parecer que a mesma fornece mais segurança ao cliente e a empresa, mas colocando em prática, pode ser mais arriscada. O motivo disso é que nem sempre tudo que é planejado sai da forma esperada, visto que, no desenvolvimento de um software sob demanda cada projeto é único.

O escopo aberto

O escopo aberto segue o conceito de escopo, em um momento inicial é definido quais são as entregas do projeto, os objetivos, etapas, funcionalidades, entre outros, a grande diferença é com o escopo aberto pode-se facilmente responder às mudanças.

Benefícios

Possibilidade de testes

Em um primeiro momento de alinhamento sobre o projeto, é comum encontrar clientes que ainda não tenham total certeza de quais funcionalidades são essenciais para o seu software e necessitam ser priorizadas. Sendo essa a situação, o escopo aberto traz a vantagem de trabalhar com entregas menores, para serem testadas pelo cliente, assim, o mesmo pode ver o projeto se materializando e ter mais claro quais são seus objetivos com o mesmo.

Possibilidade de mudanças

Pensando no mesmo cenário citado anteriormente, o cliente define um escopo fechado com a empresa, porém, durante o desenvolvimento do projeto percebe a falta ou o excesso de funcionalidades. Caso a empresa de desenvolvimento não queira ser flexível, ela tem o respaldo do contrato de escopo fechado para se apoiar. Já em um desenvolvimento de escopo aberto, a ideia é justamente facilitar esse processo de mudança caso seja necessário.

O que o cliente deve ter claro, é que mesmo em escopo aberto, uma mudança significativa no desenvolvimento do projeto traz consequências, por isso, deve ser bem pensada antes de solicitada. Já falamos um pouco aqui no blog sobre cuidados que você deve ter ao solicitar ajustes em um projeto.

Feedbacks contínuos

Uma das premissas de desenvolver o projeto com menores entregas e mais frequentes, é a obrigatoriedade do cliente e a empresa de tecnologia estarem em contato e ter uma comunicação clara. Como são feitas entregas mais recorrentes, o alinhamento entre essas duas figuras tende a ser melhor. Os resultados são: informações mais completas e fidedignas aos desenvolvedores, melhor experiência do cliente e um projeto desenvolvido alinhado ao desejo do cliente.

As quatro variáveis

Resumindo essas situações, podemos analisar quatro variáveis no desenvolvimento de um software: o escopo, o prazo, o custo e a qualidade. Em um escopo fechado, não conseguimos negociar o escopo, o prazo e o custo, correto? Logo, a variável que vai ter a alteração é a qualidade (e geralmente não é uma variação positiva). O escopo aberto trata esses quatro pontos como de fato eles são: variáveis. Assim, podemos garantimos que todos sejam cumpridos da melhor forma possível.

Como funciona na prática

Como já mencionamos, aqui na Shift Code trabalhamos com o escopo aberto: isto é, no início do projeto é definido um escopo inicial com previsão de custos, prazos e entregas. A cada entrega, é colhido o feedback do cliente e entregue um relatório com o custo real. A cada etapa concluída, é feita uma nova estimativa da próxima, passível de aprovação do cliente. Com isso, garantimos que as mudanças sejam feitas de forma clara e menos prejudiciais ao andamento geral do projeto. Trabalhando dessa forma, recebemos ótimos feedbacks de nossos clientes!

Para saber mais sobre o desenvolvimento de softwares sob demanda, entre em contato conosco!

Por que escolher o escopo aberto para o desenvolvimento do seu software?
Compartilhar este post

Comentários