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Análise de dados: veja um passo a passo completo

Um processo eficiente de análise de dados em contexto empresarial pode trazer grande impacto positivo para a saúde de qualquer empresa, seja ela uma pequena startup ou uma multinacional.

Visualizar e entender os seus dados para tomar decisões com informações concretas é uma forma de sobreviver à crise e fazer frente a um mercado cada vez mais competitivo.

Pensando nisso, resolvemos apresentar um breve guia com os principais passos para realizar análise de dados e, dessa forma, implementar a cultura data driven à sua gestão. Acompanhe!

1. Definição dos objetivos

A análise de dados pode ser direcionada a um setor específico da empresa ou pode ser usada em um contexto mais amplo. Tudo dependerá das necessidades reais do negócio ou dos seus objetivos naquele momento.

Informações obtidas em processos elaborados, que incluem não apenas a entrega de indicadores, mas também a interpretação desses dados, podem indicar padrões problemáticos que precisam ser corrigidos ou ajudar a definir objetivos a curto, médio e longo prazo.

Por meio da análise de dados, é possível pensar o planejamento estratégico da sua empresa e trabalhar uma melhor integração entre os setores, facilitando a comunicação interna e fomentando maior engajamento de toda a equipe em relação aos resultados.

Se o seu objetivo é identificar ou mapear o perfil de compra do seu público, por exemplo, é possível obter resultados extraordinários com uma ferramenta de Business Intelligence adequada para análise desses dados em especial.

Agora, imagine um cenário em que seja preciso levantar dados sobre reclamações de clientes. Podendo ter amplo e facilitado acesso a indicadores a esse respeito, você poderá traçar estratégias que resultarão na captação de novos clientes e na fidelização dos antigos — melhorando os pontos necessários no serviço prestado, no atendimento ou na manufatura de algum produto.

Outro objetivo que pode ser alcançado por meio da análise de dados é a melhora na gestão administrativa de uma empresa. Você poderá identificar padrões e anomalias que estejam ocasionando lentidão em algum processo, comprometendo os resultados, elevando custos e aumentando a taxa de erros.

Seja qual for o objetivo a ser alcançado para a melhoria do seu negócio, a solução está em analisar os dados com a ferramenta apropriada!

2. Delimitação de KPIs

A sigla designa o termo Key Performance Indicators, os elementos responsáveis pela medição do desempenho de processos no seu negócio. Por meio dos indicadores gerados por eles, você poderá conhecer o seu verdadeiro potencial para alcançar os seus objetivos.

Como ferramenta de gestão, os KPIs são bastante usados para informar a equipe sobre os resultados obtidos nos processos empresariais, fazendo a ponte de comunicação entre gestores e colaboradores.

Essas ferramentas permitem a quantificação do desempenho da empresa, mostrando dados que elucidam o quanto os colaboradores de cada setor contribuíram no alcance desses índices.

Os KPIs trabalham os números brutos constatados nas métricas e, a partir deles, mostram os resultados da empresa em determinados processos, indicando se as metas naquele campo foram atingidas ou não.

Por isso é fundamental delimitar KPIs adequados para o tipo de análise de dados que se está empreendendo.

3. Formas de fazer a análise de dados

Qualquer um dos métodos para a feitura da análise de dados dependerá da definição prévia de uma pergunta a ser respondida. Por isso, é preciso estabelecer objetivos mensuráveis, claros e relevantes.

Para que a análise de dados possa se converter efetivamente em uma ferramenta decisiva na tomada de decisões, na descoberta de novas oportunidades de negócios ou na solução de problemas, é preciso ter bastante apuro na elaboração do planejamento e na definição de metas.

Disso dependerá a escolha do método ou abordagem adequada para o trabalho.

Análise quantitativa

Para tabular dados qualitativos, usam-se tabelas dinâmicas. Nessas tabelas deverá haver campos especificando número de vezes em que uma alternativa fora escolhida (campo de frequência) e percentual gerado discriminando a frequência em cada resposta.

Análise qualitativa

A análise de dados com abordagem qualitativa colocará como prioridade características particulares sob uma gama muito maior de variáveis.

E, por isso mesmo, tenderá a ser mais complexa do que a análise de abordagem quantitativa, cujos parâmetros serão apenas numéricos.

Na análise qualitativa, além de se contabilizar os resultados (em frequência e porcentagem), criam-se categorias para uniformizar as respostas.

4. Escolha de uma plataforma

É preciso contar com ferramentas para análise que sejam de fato eficientes, especialmente na interpretação dos dados. Por isso, a escolha da plataforma ideal é um dos pontos mais críticos do processo.

Já que no contexto atual analisar dados se trata de trabalhar com grandes volumes de informações, meios tecnológicos computacionais serão o suporte ideal para a tarefa.

Para isso, várias plataformas e softwares entregam amplo poder de processamento para lidar com volumes gigantescos de dados.

Há grandes vantagens em se optar por uma plataforma mais robusta para análise de dados na sua empresa. Claro que existem opções gratuitas mais genéricas, mas contar com uma ferramenta personalizada, sob medida para as suas demandas empresariais, certamente entregará resultados melhores.

Uma plataforma sob medida possibilita maior rapidez nas análises e grande facilitação no uso. É possível implementar funcionalidades na sua interface, como ferramentas de arrasta e solta, por exemplo, que possibilitam o uso do software por qualquer funcionário.

Além disso, é possível trabalhar com dados de múltiplas fontes, tipos e volumes. Hadoop, serviços em nuvem, planilhas, bancos de dados internos etc.: são múltiplas as possibilidades com uma boa plataforma.

Outro detalhe é que dá para implementar painéis inteligentes, com interface de acordo com os parâmetros e as recomendações em visualização de dados.

O acesso a informações atualizadas (em real time) sobre processos monitorados e projetos, na tela do seu tablet, smartphone ou notebook, possibilita aproveitar todo o dinamismo do mobile para descomplicar o seu trabalho e o da sua equipe.

 

Viu só como a análise de dados pode otimizar os resultados do seu negócio e melhorar a sua gestão, ocasionando ganhos em vantagem competitiva para a sua empresa no mercado?

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