zzzadvertising-business-calculator-262470.jpg

Você sabe quanto custa para criar um aplicativo?

Você sabe quanto custa para criar um aplicativo para uma empresa? O preço de uma ferramenta como essa depende de muitas variáveis do projeto e do desenvolvimento, sendo assim, pode oscilar consideravelmente.

Neste post, vamos dar as principais coordenadas para que você entenda detalhes desse processo. Elas poderão encarecer ou baratear os custos de um aplicativo para o seu negócio. Acompanhe!

Qual é a importância dos aplicativos?

Pesquisas recentes apontam números exorbitantes no que se refere à quantidade de pessoas que têm smartphones. Segundo a GSM Association, esse número chega aos 5 bilhões.

Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que o Brasil tem cerca de 274 milhões de aparelhos conectados. Isso demonstra que há mais celulares do que pessoas (207,6 milhões) no Brasil. Não é incrível?

Apesar de ter apenas algumas décadas de existência, a tecnologia mobile é, sem sombra de dúvida, uma grande revolução, e isso pode ser claramente percebido no cotidiano das pessoas.

Por isso, em meio a esse cenário com massiva presença de tecnologia móvel, as empresas precisam estar presentes nesse universo conectado, disponibilizando os seus produtos e os seus serviços na palma da mão dos usuários.

Hoje, os smartphones são a principal forma de as pessoas se informarem, trocarem mensagens, ouvirem música, acessarem serviços bancários, jogarem, navegarem na internet, trabalharem e até mesmo (quem diria!) telefonarem de vez em quando.

Assim, empresas estão investindo mais em aplicativos, e, com isso, melhorando substancialmente o relacionamento com os seus clientes, otimizando os seus resultados em vendas, entre outros muitos benefícios operacionais que poderíamos citar.

Como os apps podem entregar o serviço de uma empresa?

Como vimos, com a proliferação generalizada dos smartphones, tablets, gadgets, etc., é comum que as empresas utilizem soluções em app como principal canal de comunicação com os seus clientes.

Um aplicativo feito sob medida para a sua empresa pode melhorar processos e demandas internas ou até mesmo otimizar a experiência do consumidor, agregando valor tecnológico ao produto ou ao serviço oferecido pelo seu negócio.

Alguns empreendimentos, inclusive, têm os aplicativos como o seu único canal para efetuarem a entrega dos seus serviços. É o caso dos negócios baseados no modelo Software as a Service (SaaS), cada vez mais comuns na era digital.

Um app pode — e deve — ser utilizado de maneira integrada ou complementar às funcionalidades de um website ou de um sistema, melhorando exponencialmente a qualidade do serviço, produto, ou até mesmo dos processos internos de uma empresa.

Que questões influenciam o preço de um app?

A finalidade

Há infinitas possibilidades de uso para um app, especialmente no que se refere à sua utilização em contexto corporativo.

Uma possibilidade seria uma aplicação para sistema. Essa é a solução ideal para expandir suas funcionalidades ou exibir informações e dados importantes, bem como disponibilizar ferramentas desse sistema aos usuários.

Agora, se o que precisa é de uma versão mobile do seu website, para disponibilizar as suas informações e as suas funcionalidades em smartphones, você precisará de uma aplicação para site.

Outra funcionalidade procurada na hora de contratar serviços em desenvolvimento de um app é a aplicação para evento. Esse tipo de app pode disponibilizar informações sobre as atividades e a programação do evento, bem como possibilitar a inscrição dos participantes em palestras e workshops oferecidos. Além disso, dá para enviar notificações push aos participantes pelo app.

Muitas startups têm ideias para o desenvolvimento de aplicativos mobile, mas, em vez de executarem por si mesmas o projeto de desenvolvimento, o fazem em parcerias com empresas especializadas nesse tipo de trabalho — com ganhos consideráveis no produto final e no sucesso do empreendimento.

Existem essas e outras várias demandas específicas que podem ser perfeitamente atendidas com um bom app. Claro que cada uma dessas finalidades da ferramenta pode tornar o processo de desenvolvimento mais longo e dispendioso ou mais rápido e barato. Tudo dependerá da complexidade do projeto e das funcionalidades necessárias.

A natureza

Basicamente, há 2 principais modelos de desenvolvimento quando falamos em apps: híbrido ou nativo. Vejamos as diferenças entre eles.

O custo de desenvolvimento de um aplicativo híbrido é menor do que o de um app nativo. Isso porque eles precisam apenas de um código para rodar em multiplataforma (tanto em aparelhos com iOS quanto Android, por exemplo).

Com isso, o tempo de desenvolvimento da ferramenta acaba sendo menor e haverá, também, menos demanda por procedimentos de manutenção.

Isso é possível graças ao modo de desenvolvimento desse tipo de app. Ele é baseado em tecnologias web, as quais englobam as bibliotecas nativas dos principais sistemas operacionais mobile.

Quando desenvolvida por uma equipe de profissionais competentes, uma solução híbrida pode apresentar um desempenho similar ao app nativo. Em alguns casos, a diferença chega a ser mínima.

Já um aplicativo nativo tem o seu desenvolvimento inteiramente baseado nas bibliotecas nativas do sistema para o qual foi desenvolvido. Isso quer dizer que se o seu app foi feito para funcionar em Android, ele não funcionará em qualquer outro aparelho que não tenha esse sistema.

Mas nada impede que um app nativo para Android seja posteriormente convertido para rodar em sistemas iOS. No entanto, isso é possível com o desenvolvimento de um outro projeto, com custos adicionais. O que, por razões evidentes, acaba elevando os custos de desenvolvimento e manutenção.

Com custos elevados, os benefícios também se elevam. Um app nativo é uma garantia bem maior de que se extraia o máximo em desempenho e usabilidade em cada plataforma. Os ganhos em performance, dependendo da necessidade do projeto, podem justificar essa opção.

As plataformas envolvidas

Como ficou explicitado, um mesmo aplicativo, poderá rodar em múltiplas plataformas — sendo as principais Android, do Google, iOS, da Apple, e Windows Phone, da Microsoft.

Quanto mais plataformas forem abrangidas pelo projeto, maiores serão os custos no desenvolvimento e na manutenção do aplicativo.

As integrações

Outro detalhe a ser levado em conta na hora de pensar os custos de uma aplicação mobile é a quantidade de integrações de que ele precisará. Pode ser que ele precise ser integrado a algum sistema ou site. Para que isso se viabilize, será preciso um trabalho extra no alinhamento das informações, nos ports de ferramentas etc.

Diante de todas essas informações sobre o quanto custa para criar um aplicativo, você já poderá ter uma noção prévia do assunto na hora de contratar o serviço de desenvolvedores.

 

Para saber mais, ou solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco!

Você sabe quanto custa para criar um aplicativo?
Compartilhar este post

Comentários