Cada vez mais o mercado mobile afirma-se como uma realidade intransponível nos dias atuais. Mas você conhece as vantagens de um site mobile para demarcar a presença digital da sua empresa?
Entenda aqui por que seu negócio deve acompanhar essa tendência, marcando presença nas telinhas dos smartphones de seus clientes! Acompanhe!
O que é um site mobile?
Um site mobile, como o nome já entrega, é aquele feito exclusivamente para acesso em dispositivos móveis.
Trata-se de um site à parte em relação ao principal, funcionando como um segundo site. Pode, inclusive, estar em outro domínio e usar arquivos html diferentes — mas claro que preservando a coerência em relação à identidade visual da empresa.
Não é que o mobile seja uma miniatura do site principal. Ele tem sua própria linguagem: trata-se de uma versão exclusiva, com um layout voltado para o acesso em smartphones e tablets, com o objetivo de facilitar a leitura e a visualização nesses aparelhos.
Quais são suas vantagens?
São muitas as vantagens em se optar por um site mobile, entre as quais podemos ressaltar:
1. Mais velocidade
Sites mobile são muito rápidos, podendo ser carregados em até dois terços do tempo se comparados à versão para desktop.
Além disso, são também mais rápidos do que um site responsivo — nesse último, o tempo de acesso é mais lento por conta do processamento da conversão e do ajuste do conteúdo para o tipo de tela utilizado.
2. Totalmente feito para o acesso mobile
Esse tipo de site é especialmente recomendado para empresas e negócios com grande atuação no mobile. Por isso, é possível traçar estratégias específicas para dispositivos móveis por meio dele, como CTA com o objetivo de gerar chamadas.
3. Exibe apenas o que é necessário
Feito exclusivamente para as telas menores, ele também apresenta diferenças no que se refere ao conteúdo veiculado.
Quando o usuário é redirecionado para o site mobile, terá informações mais concisas e objetivas do que no site principal.
Qual a diferença entre mobile e responsivo?
A diferença fundamental entre essas duas tecnologias é que os sites mobile não podem ser visualizados em computadores e notebooks, apenas em dispositivos móveis.
O que ocorre é que, quando o usuário entra no site da empresa, há o reconhecimento do tipo de dispositivo que está fazendo o acesso e o redirecionamento para o mobile ou para o principal.
Quando cada um é mais vantajoso?
A vantagem do responsivo é o fato de utilizar o mesmo código, imagens, tamanhos de tela — ou seja, trata-se de uma adaptação do mesmo conteúdo e programação para outras mídias.
Nesse caso, será necessário fazer uma análise para decidir quais elementos do layout e do projeto gráfico poderão se sair melhor nos diversos tamanhos de tela.
O site responsivo pode ser interessante para quem precisa de uma página mais clean, sem tantos menus, títulos e imagens que podem tanto dificultar o carregamento como ficar com uma configuração estranha quando redimensionado. É ideal para negócios objetivos, que dependam mais do texto que da parte gráfica.
Já o site mobile oferece a vantagem de poder ser trabalhado com maior liberdade no desenvolvimento. Trata-se de um site independente, no qual poderão ser usados códigos aprimorados e mais limpos — além disso, você pode escolher novos scripts e arquivos especialmente para o projeto mobile.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode considerar essa opção mais vantajosa. O código exclusivo para o site mobile fará com que seus produtos estejam sempre de acordo com a diagramação escolhida, em layouts mais leves e de fácil atualização. Imagina só um novo cliente indo comprar algo específico, mas a foto não carrega e o texto está deslocado, de forma a criar confusão entre os links. Pode ter certeza que ele pensará em correr para a concorrência.
Então, leitor, viu como são inúmeras as vantagens em ter um site mobile? Qual é a sua perspectiva sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo, assim você compartilha conosco e com nossos leitores a sua opinião! Quem sabe seus apontamentos não poderão inspirar o nosso próximo post?!
Comentários